(11) 4723-4545 | (11) 99651-2066 vendas@amlocacoes.com.br

Serra Circular

 

EPI'S

  

Finalidade

Esta ferramenta é para executar cortes retos longitudinais e cruzados assim como cortes angulares de esquadria em madeira enquanto permanece em contato firme com a peça de trabalho.

 

É imprescindível seguir as determinações da NR 18 e NR12.

  • Características
Fabricante Modelo Tensão Potência Diam. Disco Vel. Rotação Prof.  Corte 90° Prof.  Corte 45° Peso
Makita 5007 N 220 V 1800 W 185 mm 5800 rpm 63,5 mm 45 mm 5,2 kg
Makita 5007 MG 220 V 1800 W 185 mm 5800 rpm 63,5 mm 45 mm 4,6 kg
Makita 5900 B 220 V 1750 W 235 mm 4100 rpm 84 mm 58 mm 7 kg
Bosch GKS 235 220 V 2100 W 235 mm 5000 rpm 85 mm 65 mm 7,6 kg
  • Informações Importantes

 

Conforme NR 18 a execução e manutenção das instalações elétricas devem ser realizadas por trabalhador qualificado e a supervisão por profissional legalmente habilitado. Assegure-se de que a voltagem da rede é a mesma do equipamento. A tensão de alimentação elétrica deverá estar com +/- 5% da tensão nominal. Faça o aterramento do equipamento. O cabo de ligação e possíveis extensões deverão ser compostos por cabos de condução elétrica com proteção mecânica, do tipo PP com secção de 4,0 mm². O cabo de ligação deverá ser inteiriço, sem emendas, para não haver correntes de fuga, nem estar enrolado, tendo no máximo 50 mts de compr. O circuito de alimentação deverá ser protegido por interruptor de corrente de fuga do tipo “DR”. Verifique os acessórios que acompanham o equipamento para sua segurança e exatidão no trabalho a ser realizado. Para maior segurança utilize os EPI’s necessários para o serviço a ser executado. Isole o local onde se vai trabalhar, não permita o acesso de outras pessoas. Em hipótese alguma use a serra circular para cortar mármores ou pisos. Mantenha as mãos afastadas da lâmina e da área de corte. Mantenha a outra mão no punho auxiliar ou na caixa do motor. Nunca segure o pedaço sendo cortado com as mãos ou no colo. Prenda a peça de trabalho numa plataforma estável. Tenha muita cautela quando cortando madeira úmida, madeira tratada por pressão ou madeira com nós. Não tente segurar peças curtas com a mão Nunca tente serrar com a serra circular presa de ponta cabeça. Não pare a lâmina pressionando-a lateralmente.

Assegure-se de instalar a lâmina com os dentes apontando para cima na frente da ferramenta. Para remover a lâmina pressione a trava do eixo para que a lâmina não gire e utilize a chave para soltar o parafuso sextavado, rodando no sentido anti-horário. Remova o parafuso sextavado, o flange externo e a lâmina. Para instalar a lâmina siga o processo de remoção em ordem inversa. Lembre-se de apertar bem o parafuso sextavado no sentido horário. Quando trocar a lâmina lembre-se de limpar o pó de serra acumulado nos protetores superior e inferior. Atenção: O furo do disco diamantado deve corresponder exatamente com o diâmetro do eixo da máquina.

Desaperte a alavanca da guia de profundidade e mova a base para cima ou para baixo. Na profundidade de corte desejada, prenda a base apertando a alavanca. Para cortes limpos e seguros, regule a profundidade do corte de forma que apenas um dente da serra fique saliente embaixo da peça de trabalho. Para corte em ângulo solte a porca da escala de ângulo, ajuste o ângulo desejado inclinando até o valor desejado, e logo aperte bem a porca. Para cortes retos alinhe no rasgo direto na base com a linha de corte da peça de trabalho. Para corte em ângulo alinhe no rasgo da esquerda com a linha de corte. O equipamento Makita modelo 507 possui um guia de corte útil que permite fazer cortes retos precisos, deslizando a guia de corte para acomodá-la na lateral da peça de trabalho e firmando-a na posição com o parafuso na frente da base.

Para ligar a ferramenta, simplesmente pressione o interruptor. Solte-o para desligar. Para uma operação contínua, acione o interruptor e aperte o botão de bloqueio. Para desligar a ferramenta na posição bloqueada, basta pressionar o interruptor totalmente e soltá-lo. Ligue a ferramenta e aguarde que a lâmina de serra adquira velocidade. Logo, apoie a base da peça de trabalho e deslize a ferramenta suavemente para frente, de acordo com a linha de corte previamente marcada. Para obter cortes bem acabados, mantenha a linha de corte reta e a velocidade de avanço uniforme. Use sempre o punho frontal e a empunhadura traseira e segure a ferramenta firmemente pelo punho frontal e pela empunhadura traseira durante a operação.

Contato

(11) 4723-4545 | 99651-2066 (WhatsApp)

Av. Francisco Ferreira Lopes, 3120 - Mogi das Cruzes/SP