(11) 4723-4545 | (11) 99651-2066 vendas@amlocacoes.com.br

Rompedor Pneumático

EPI'S

 

Finalidade

Utilizados para abrir valas e túneis, escavar, para demolição civil, quebrar e cortar concreto e asfalto, saneamento básico, obras públicas em geral, fundições e siderurgias.

 

É imprescindível seguir as determinações da NR 18 e NR12.

  • Características
    Descrição Modelo MQB 30
    Potência do motor “wats”
    Tensão “volts”
    Energia de impacto “joules” 70
    Suporte de ferr. hexag. “mm” 32
    Peso kg 32
  • Informações Importantes

 

Verifique os acessórios que acompanham o equipamento para sua segurança e exatidão no trabalho a ser realizado. Para maior segurança utilize os EPI’s necessários para o serviço a ser executado. Não force a ferramenta, use a ferramenta correta para sua aplicação. Desconecte a mangueira do ar comprimido antes de fazer qualquer tipo de ajuste, mudança de acessórios ou armazenamento de ferramentas. Mantenha ferramentas de corte afiadas e limpas. Certifique-se de que o cinzel está bem fixo antes de utilizar a ferramenta. Segure sempre a ferramenta com firmeza com ambas as mãos, mantendo uma postura correta e os pés bem apoiados. Não toque no cinzel ou nas peças perto do mesmo logo após a utilização da ferramenta uma vez que poderão estar quentes e causar queimaduras.  Não deixe que pessoas inexperientes utilizem o equipamento.              

Este tipo de equipamento pode ser usado em uma de rede de ar comprimido ou com compressor. O ar de alimentação do martelete deve ser limpo, seco (isento de umidade) e lubrificado. Para isso deve ser instalada uma unidade de preparação de ar, composta de filtro de ar, regulador de pressão e lubrificador de linha

A pressão do ar de alimentação deve ser de no mínimo 6,3 bar (90 psi) na entrada da máquina.A unidade de preparação de ar deve estar o mais próximo possível do martelete e não ultrapassar o limite máximo de 5,0 m (comprimento linear da mangueira de alimentação). Este limite é para garantir que o óleo chegará ao martelete sob forma de névoa, em distâncias maiores o óleo se depositará nas paredes da mangueira provocando uma lubrificação deficiente ou mesmo nem lubrificando o martelete. a unidade de preparação de ar deve ser instalada sempre na posição vertical, observando o limite máximo de inclinação de +/- 5°.Recomenda-se que o regulador de pressão tenha um manômetro acoplado para o ajuste e controle de pressão na linha. O diâmetro da unidade de preparação de ar deve ser compatível com o consumo de ar do martelete. Deve-se tomar cuidado especial ao escolher a unidade de preparação, pois existem modelos de tamanho reduzido que possuem a rosca para a conexão da mangueira com várias dimensões, portanto a escolha deve ser feita pela vazão e não simplesmente pelo tamanho das roscas. A utilização da unidade de preparação de ar com vazão reduzida, implicará na diminuição da performance do martelete. Para marteletes que não operem em postos fixos de trabalho como canteiro de obras, barragens, vias públicas, etc., recomenda-se utilizar lubrificador do tipo móvel (foto acima). É recomendável que a distância máxima de instalação deste lubrificador não ultrapasse os 5 m (comprimento linear da mangueira de alimentação). Nestas aplicações, o filtro de ar e o regulador de pressão deverão ser instalados próximos do compressor. Utilize sempre            o diâmetro de mangueira recomendada no catálogo do martelete. Para o comprimento que exceder o limite de 5 m utilize diâmetros de mangueira superiores ao recomendado no catálogo do martelete. Antes de conectar a mangueira ao martelete limpe-a fazendo a escoar o ar comprimido pelo interior desta, escoando ar para a atmosfera. A não utilização da unidade de preparação de ar e principalmente do lubrificador de linha pode causar sérios danos ao martelete. Verifique periódicamente o nível de óleo no reservatório do lubrificador de linha. Complete o nível de óleo sempre que estiver próximo do limite e sempre com o mesmo tipo de lubrificante. Não misture lubrificantes com caracteristicas e marcas diferentes. Utilize lubrificantes recomendados neste manual, que são Petrobras(Lubrax IND HR-68-EP, Lubrax IND HR-100-EP), Shel (Tellus 68, Tellus 100), Esso (Nuto H-68, Nuto H-100) ou Bardahl (Maxlub MA-20, Maxlub MA-30).

Contato

(11) 4723-4545 | 99651-2066 (WhatsApp)

Av. Francisco Ferreira Lopes, 3120 - Mogi das Cruzes/SP