(11) 4723-4545 | (11) 99651-2066 vendas@amlocacoes.com.br

Gerador de Energia

 

EPI'S

    

Finalidade

Este produto foi desenvolvido para prover energia elétrica até o limite de potência nominal,  conforme informações da tabela abaixo, de forma segura e confiável desde que operado de acordo com suas instruções de operação e de segurança.

É imprescindível seguir as determinações da NR 18.

 

  • Características

 

Fabricante Modelo Combustível Capac. Tanque Potência Tensão saída Peso Autonomia Partida
Branco DB 8000 E Diesel 10 litros 6,0kva monof. 120/240 V 110 kg 5hs c/ 50% da carga Elétrica
Toyama TG6500CXV Gasolina 25 litros 5,5kva monof. 120/240 V 80 kg 8hs c/ 50% da carga Retrátil

Acionamento da Máquina com Partida Elétrica

Não conecte nenhum equipamento as tomadas do gerador. Abra a torneira do filtro e a torneira do tanque de combustível. Desligue o disjuntor no painel. Ligar o disjuntor ao lado da bateria acendendo assim o led verde no painel. Certifique-se de que a alavanca de aceleração está na posição “RUN”. Pressione a alavanca do descompressor. Gire a chave de partida para a posição “ON”, o led verde irá se apagar e acenderá o led vermelho. Gire a chave de partida para a posição “START” obs: segure a chave nesta posição de 2 a 4 segundos e solte a alavanca do descompressor esolte a chave de partida, permitindo que volte para a posição “ON” e o gerador irá funcionar. Repita a operação caso o motor não entre em funcionamento na 1ª tentativa. Ligue o disjuntor. Para desligar o gerador desligue o disjuntor. Coloque a chave de ignição na posição “OFF”. Feche a torneira do filtro e do tanque de combustível. Retorne a alavanca de aceleração para a posição “STOP” e desligue o disjuntor ao lado da bateria.

Acionamento da Máquina com Partida Retrátil

Não conecte nenhum equipamento as tomadas do gerador. Abra o registro do combustível (ON). Desligue o disjuntor (OFF). Deixe o afogador na posição fechado (CLOSE). Coloque a chave de ignição na posição LIGA. Puxe o manípulo de partida suavemente até sentir uma certa resistência, em seguida puxe forte e rapidamente por toda a extensão da corda. Deixo o afogador na posição aberto após o motor aquecer. Não utilize aparelhos elétricos conectados ao gerador até se ligar o disjuntor. Para desligar desconecte as cargas do gerador. Coloque o disjuntor na posição “OFF”. Coloque a chave de ignição na posição “OFF”. Coloque o registro de combustível na posição “OFF”.

OBS: Se o gerador for conectado a vários equipamentos, conecte primeiramente a que utiliza mais corrente elétrica (energia), depois a segunda maior e assim sucessivamente até o equipamento que utiliza menos energia. De um modo geral as cargas capacitivas e indutivas, especialmente as motorizadas, tem um grande pico inicial de corrente em sua partida.

Verifique os acessórios que acompanham o equipamento para sua segurança e exatidão no trabalho a ser realizado. Para maior segurança utilize os EPI’s necessários para o serviço a ser executado. Isole o local onde se vai trabalhar, não permita o acesso de outras pessoas. Sempre leia, entenda e siga as instruções do manual do operador antes de tentar operar o equipamento. Este equipamento se indevidaou incorretamente utilizado, pode transformar-se num instrumento perigoso, causando sérios ferimentos ou até a morte do operador ou de outras pessoas. Utilizar sempre gasolina comum, sem aditivos ou diesel comum conforme os fabricantes dos equipamentos. Aqueça o gerador antes de conectar as cargas elétricas. Para a parada, desligue as cargas elétricas aos poucos, e sómente depois desligue o motor. Não exceda o limite de carga do gerador. Não troque a tensão (120/240V) com cargas ligadas ao gerador. Mantenha o gerador nivelado. Ao deixar o equipamento desativado por longo tempo, funcione o mesmo até o combustível acabar. Não conecte o gerador em tomadas da rede elétrica. Os gases da exaustão contém monóxido de carbono. Nunca opere o gerador em locais fechados. Certifique-se de que existe ventilação adequada no ambiente. O gerador possui energia suficiente para provocar choque elétrico capaz de causar sérios riscos até mesmo de morte. Manipular o gerador com corpo ou mãos molhadas ou sob chuva pode eletrocutar o usuário. Caso o gerador seja armazenado em local aberto e desprotegido, verifique todos os componentes e ligações antes de operar o gerador, pois não devem estar expostos e sujeitos à umidade. Os isolamentos devem ser executados por um eletricista qualificado. Mantenha o gerador afastado a, no mínimo, 1 metro de distância de paredes e outros equipamentos durante o funcionamento. Equipamentos elétricos, incluindo os fios e as conexões devem ser livres de descascamentos. Não opere o gerador antes de realizar o seu aterramento. 

Conforme NR 18 a execução e manutenção das instalações elétricas devem ser realizadas por trabalhador qualificado e a supervisão por profissional legalmente habilitado. O cabo de ligação e possíveis extensões deverão ser compostos por cabos de condução elétrica com proteção mecânica, do tipo PP com secção de 4,0 mm². O cabo de ligação deverá ser inteiriço, sem emendas, para não haver correntes de fuga, nem estar enrolado, tendo no máximo 50 mts de comprimento.

Antes de ligar o gerador certifique-se de que a carga total, em (Wats), dos aparelhos que serão ligados ao gerador não exceda a carga total suportada pelo gerador.

Contato

(11) 4723-4545 | 99651-2066 (WhatsApp)

Av. Francisco Ferreira Lopes, 3120 - Mogi das Cruzes/SP