(11) 4723-4545 | (11) 99651-2066 vendas@amlocacoes.com.br

Furadeira de Impacto

EPI'S

 

Finalidade

Este equipamento é destinado para executar perfurações com impacto em tijolos, concreto e pedra assim como para perfurações sem impacto em madeira, metal, cerâmica e plástico.

É imprescindível seguir as determinações da NR 18, NR 12.

 

  • Características
Fabricante Modelo Tensão Peso Potência Rotação Impactos por min. Ø furo metal Ø furo madeira Ø furo concreto
Makita 8422 B 220 V monof. 3,4 kg 650 W 1.300 rpm 14.300 16 mm 35 mm 22 mm
Makita HP 2016 220 V monof. 2,0 kg 680 W 2.800 rpm 44.800 13 mm 30 mm 16 mm

 

Instalação e Remoção da Broca

Para instalar a broca, coloque-a no mandril o máximo possível. Aperte o mandril manualmente. Coloque a chave do mandril em cada um dos três orifícios e aperte girando para a direita. Lembre-se de apertar os três orifícios igualmente. Para retirar a broca, gire a chave do mandril para a esquerda só em um orifício e desaperte o mandril manualmente. Após usar a chave do mandril, coloque-a na posição original.

Operação com Impacto

Para trabalhar em concreto, granito, azulejos, etc., gire o anel de mudança localizado antes do mandril para a direita→→→. Para uma operação de furação com impacto, coloque a broca no lugar em que deseja fazer o furo, logo pressione o interruptor.Não force a ferramenta. Mantenha a ferramenta em posição e evite que saia do furo.

Operação sem Impacto

Para trabalho em materiais de madeira, metal ou plástico, gire o anel de mudança para a esquerda ←. Para mudar a velocidade da ferramenta, mude a chave localizada no punho lado esquerdo, para “L” baixa velocidade ou para “H” alta velocidade, conforme a necessidade. Para ligar a ferramenta, simplesmente pressione o interruptor. Solte-o para desligar. Para operação contínua, acione o interruptor e aperte o botão de bloqueio. Para desligar na posição bloqueada, basta pressionar o interruptor totalmente e soltá-lo.

Funcionamento com Impacto

Quando executar perfurações em concreto, granito, azulejo, etc., (rotação com impacto) deslize a alavanca de mudança do modo de funcionamento localizada na parte superior da ferramenta para a direita →.

Funcionamento sem Impacto

Quando executar perfurações em madeira, metal ou materiais plásticos (sómente rotação), deslize a alavanca de mudança do modo de funcionamento para a esquerda ←. Sempre deslize a alavanca de mudança do modo de funcionamento exatamente na posição do modo desejado. Se funcionar a ferramenta com a alavanca posicionada entre os simbolos, a ferramenta poderá ser danificada.

Para ligar a ferramenta, simplesmente aperte o gatilho. A velocidade da ferramenta aumenta a medida que se presiona o gatilho. Solte o gatilho para parar. Para operação contínua, aperte o gatilho e, então, pressione o botão de trava. Para desligar a ferramenta quando estiver na posição de travada, aperte o gatilho até o máximo e solte-o. Esta ferramenta possui um sistema de reversão para mudar o sentido da rotação, localizado na lateral da ferramenta. Mova a alavanca do interruptor na posição (“A”) para a rotação no sentido horário ou na posição (“B”) para a rotação no sentido anti-horário. Use o interruptor de reversão apenas quando a ferramenta estiver completamente parada. Mudar o sentido da rotação antes da ferramenta parar pode danificá-la.

Conforme NR 18 a execução e manutenção das instalações elétricas devem ser realizadas por trabalhador qualificado e a supervisão por profissional legalmente habilitado. Assegure-se de que a voltagem da rede é a mesma do equipamento. A tensão de alimentação elétrica deverá estar com +/- 5% da tensão nominal. Faça o aterramento do equipamento. O cabo de ligação e possíveis extensões deverão ser compostos por cabos de condução elétrica com proteção mecânica, do tipo PP com secção de 4,0 mm². O cabo de ligação deverá ser inteiriço, sem emendas, para não haver correntes de fuga, nem estar enrolado, tendo no máximo 50 mts de compr. O circuito de alimentação deverá ser protegido por interruptor de corrente de fuga do tipo “DR”. Verifique os acessórios que acompanham o equipamento para sua segurança e exatidão no trabalho a ser realizado. Para maior segurança utilize EPI’s necessários para o serviço a ser executado. Isole o local onde se vai trabalhar, não permita o acesso de outras pessoas. Antes de iniciar o trabalho, verifique se o interruptor trabalha corretamente e regressa na posição “OFF” quando solto. Ao pressionar a ferramenta excessivamente, não aumentará a velocidade de furação, e sim danificará a ponta da broca, diminuindo o rendimento e a vida útil da ferramenta. Mantenha as ferramentas de corte sempre limpas e afiadas.

Contato

(11) 4723-4545 | 99651-2066 (WhatsApp)

Av. Francisco Ferreira Lopes, 3120 - Mogi das Cruzes/SP