(11) 4723-4545 | (11) 99651-2066 vendas@amlocacoes.com.br

Cortadora de Parede

Tubular e Fachadeiro

EPI'S

  

Finalidade

Husqvarna: Corte úmido e corte a seco com uma mesma máquina. Cortador elétrico versátil para corte úmido que reduz a necessidade de água e a formação de detritos. Com a unidade de vácuo opcional é possível transformá-lo facilmente em um cortador a seco que gera o mínimo de poeira. Diferente de outros cortadores a disco elétricos, o disco dessa máquina gira na direção do avanço, cortando o material de forma eficiente com o mínimo esforço do operador. Pode ser usado em concreto, metal ou ferro forjado.                                                                                                                                                       

Makita: é utilizada em alvenaria para cortes em parede. Seu uso é ideal para recortes em serviços de colocação de conduítes.

É imprescindível seguir as determinações da NR 18 e NR 12.

 

  • Características

 

Fabricante Modelo Tensão Potência Diam. Disco Vel. Rotação Prof.  corte Peso 
Husqvarna K 3000 Wet 220 V 2700 W 350 mm 3900 rpm max. 125 mm max. 8,2 kg
Makita SG 1250 220 V 1400 W 125 mm 9000 rpm max. 30 mm max. 4,1 kg

Assegure-se de que o interruptor corta-circuitos em caso de falha de terra esteja ligado. Ligar a máquina à tomada, Presione o botão “Reiniciar (verde)” e o led vermelho acende-se. Agarre o punho direito com a mão esquerda, agarre o punho traseiro com a mão direita. Pressione o botão de bloqueio do interruptor na lateral, com o polegar da mão direita e aperte o interruptor (liga/desliga). Fazer funcionar a máquina sem carga e de forma segura, durante 30 segundos pelo menos. Para fazer parar o motor, solta-se o interruptor (liga/desliga). 

Sistema de Resfriamento por Água Husqvarna

Ligue a mangueira de água através do engate rápido ao fornecimento de água no local. A água é ligada e desligada manualmente através do registro (abre e fecha) que tem no equipamento.

Montagem do Disco Diamantado Husqvarna

Atenção: O furo do disco diamantado deve corresponder exatamente com o diâmetro do eixo da máquina.

Soltar o parafuso de fixação do disco de corte. Colocar o disco de corte no eixo entre os dois discos flangeados. Tem-se que rodar os discos flangeados de forma a encaixarem no veio. O disco de corte pode ser travado presionando o botão de bloqueio na parte de trás da máquina. Colocar novamente o parafuso de fixação do disco e apertar.

Para ligar a máquina, mova o interruptor deslizante para a frente, posição “ON”, Para operação contínua, pressione a frente do interruptor deslizante para travar. Para parar a máquina, pressione a parte traseira do interruptor deslizante movimentando-o para a posição “OFF”. 

Atenção: Use esta ferramenta sómente para cortes retos. Primeiro mantenha o disco sem fazer contato com a peça de trabalho a ser cortada. Em seguida ligue a máquina e espere até que atinja a velocidade máxima. O corte é feito puxando a ferramenta na sua direção (não afastando-a de si). Alinhe o encaixe na base com a linha de corte, empurre a empunhadura frontal suavemente para baixo até que pare e em seguida puxe a ferramenta suavemente até que o corte seja concluído. Desligue a máquina na posição de descanso quando terminar o corte. Levante a máquina depois que o disco estiver completamente parado. Retire a porção restante entre os dois discos.

Montagem do Disco Diamantado Makita

A largura do entalhe a ser feito na peça de trabalho pode ser regulada mudando o nº de anéis espaçadores entre os discos. Solte e retire o parafuso lateral da proteção do disco. Abra a caixa de proteção do disco segurando a base da ferramenta com a mão. Rode o eixo e pressione a trava do eixo até que fique preso. Retire a contraporca rodando-a para a esquerda com a chave. Determine a distância dos dois discos (6 à 30mm), certifique-se de que a direção da seta indicada no disco seja igual à direção da seta na ferramenta. Instale o anel espaçador,a contraporca e aperte com a chave para a direita enquanto empurra para baixo a trava do eixo. Volte a colocar a caixa do disco e a base na posição original e aperte o paraf. na lateral para os prender. Pode se trabalhar com um aspirador de pó ligando a mangueira bocal do pó.

Regulagem da Profundidade de Corte Makita

A profundidade de corte pode ser regulada de 0 à 30mm. Solte e desloque o parafuso de fixação de modo que o ponteiro aponte para a graduação na escala de profundidade desejada. Depois aperte o parafuso de fixação firmemente.

Conforme NR 18 a execução e manutenção das instalações elétricas devem ser realizadas por trabalhador qualificado e a supervisão por profissional legalmente habilitado. Assegure-se de que a voltagem da rede é a mesma do equipamento. A tensão de alimentação elétrica deverá estar com +/- 5% da tensão nominal. Faça o aterramento do equipamento. O cabo de ligação e possíveis extensões deverão ser deverão ser compostos por cabos de condução elétrica com proteção mecânica, do tipo PP com secção de 4,0 mm². O cabo de ligação inteiriço, sem emendas, para não haver correntes de fuga, nem estar enrolado, tendo no máximo 50 mts de compr. O circuito de alimentação deverá ser protegido por interruptor de corrente de fuga do tipo “DR”. Verifique os acessórios que acompanham o equipamento para sua segurança e exatidão no trabalho a ser realizado. Para maior segurança utilize os EPI’s necessários para o serviço a ser executado. Isole o local onde se vai trabalhar, não permita o acesso de outras pessoas. Verifique se o interruptor de acionamento está bloqueado quando o botão de bloqueio está na sua posição original. Cortar metal gera faiscas que podem iniciar um incendio. Não use a máquina perto de substâncias ou gases infamáveis. Sempre corte com a capa de proteção do disco diamantado na posição correta. Sempre desligue a máquina e desconecte-a da fonte principal de eletricidade antes de realizar qualquer trabalho na máquina. Ao cortar a seco, levante o disco para fora do corte a cada 30-60 segundos, deixando-o rodar no ar durante 10 segundos para que possa arrefecer. Quando usar um disco de diamante, verificar se roda na direção indicada pela seta no disco. Na máquina, há uma seta que mostra a direção de rotação no eixo em que o disco está colocado. Assegure-se de que não existem canalizações ou cabos elétricos na área de trabalho ou no interior do material a ser cortado. Não dobre a cortadora para o lado isto pode prender ou partir o disco. A proteção do equipamento de corte tem que ser ajustada de modo à parte traseira encostar à peça de trabalho. Nunca utilize a zona de retocesso da lâmina para cortar. Mantenha bom equilibrio e apoio para os pés. Nunca corte acima da altura dos ombros. Aplique a lâmina de corte com suavidade, a uma velocidade de rotação elevada (aceleração total). Mantenha a aceleração máxima até o corte estar completo.

Contato

(11) 4723-4545 | 99651-2066 (WhatsApp)

Av. Francisco Ferreira Lopes, 3120 - Mogi das Cruzes/SP