(11) 4723-4545 | (11) 99651-2066 vendas@amlocacoes.com.br

Cortadora de Bloco

 

EPI'S

  

Finalidade

A máquina foi desenvolvida para operações de corte em condições úmidas e secas de uma grande variedade de materiais refratários e de construção, ou de azulejos e porcelanatos.

É imprescindível seguir as determinações da NR 18.

  • Características

 

Fabricante Modelo Tensão Potência Diam. Disco Vel. Rotação Prof.  corte Compr. corte Peso c/ água
Clipper CM 41 220 V 2,2 kw 350 mm 2800 rpm 135 mm 600 mm 120 kg

Recomendações Gerais

Materiais com peso abaixo de 10kg e dimensões menores que 600x500x135mm podem ser cortados com a máquina. Antes de começar o trabalho, verifique se o disco diamantado está montado corretamente.

Selecione o disco de corte diamantado, conforme recomendações do fabricante, dependendo do material a ser cortado. Aplique água de refrigeração continuamente enquanto realiza o corte e em intervalos regulares. Verifique se o recipiente de água tem quantidade suficiente.

Quando realizar o corte em condições secas, garanta a extração de pó suficiente e use uma máscara de proteção contra pó

Montagem do Disco Diamantado

Solte a porca hexagonal no eixo do disco diamantado (rosqueamento para a esquerda), que fixa o flange externo removível. Remova o flange externo. Limpe os flanges e o eixo, e verifique se apresenta desgaste. Monte o disco diamantado no eixo verificando se a direção de rotação está correta. Aperte a porca hexagonal. Feche a capa de proteção do disco diamantado e reaperte a braçadeira na parte frontal da proteção do disco diamantado.

Atenção: O furo do disco diamantado deve corresponder exatamente com o diâmetro do eixo da máquina.

Ligando a Máquina

Conecte a máquina na tomada elétrica. Pressione o botão verde para ligar a máquina. Pressione o botão vermelho para parar a máquina. O botão vermelho é também o interruptor de emergência.

Sistema de Resfriamento por Água

Encha o recipiente com água limpa até aproximadamente 3cm do topo (deixe o fundo da bomba totalmente imersa na água). Use a chave da bomba ao lado da chave principal para ligar a bomba. Abra a torneira de água na proteção do disco diamantado (o regulador da torneira deve estar alinhado com o fluxo de água). Verifique se a água está fluindo livremente no circuito e se fornece água adequadamente nos dois lados do disco diamantado. A bomba de água nunca deve ser operada sem água.

Para usar a máquina corretamente, você deve se posicionar com uma mão na alavanca de acionamento e a outra mão na mesa.

Profundidade Total ou Corte Fixo

Tanto em profundidade total ou corte fixo, o cabeçote de corte fica travado numa posição fixa e o material é empurrado. Abaixe o cabeçote de corte até a profundidade de corte desejada (para “corte direto”, abaixo o cabeçote de corte até que o contorno do disco diamantado atinja no máximo 3mm sob a superficie da mesa), usando o regulador na proteção do disco diamantado. Fixe a posição usando o dispositivo de aperto. Coloque o material na mesa. Ligue a máquina. Empurre a mesa lentamente e sem pressão excessiva em direção ao disco diamantado em movimento e corte o material.

Recomendações Gerais para Realizar o Corte

Materiais com peso abaixo de 10kg e dimensões menores que 600x500x135mm podem ser cortados com a máquina. Antes de começar o trabalho, verifique se o disco diamantado está montado corretamente. Selecione o disco de corte diamantado, conforme recomendações do fabricante, dependendo do material a ser cortado. Aplique água de refrigeração contínuamente enquanto realiza o corte e em intervalos regulares. Verifique se o recipiente de água tem quantidade suficiente. Quando realizar o corte em condições secas, garanta a extração de pó suficiente e use uma máscara de proteção contra pó.

Conforme NR 18 a execução e manutenção das instalações elétricas devem ser realizadas por trabalhador qualificado e a supervisão por profissional legalmente habilitado. Assegure-se de que a voltagem da rede é a mesma do equipamento. A tensão de alimentação elétrica deverá estar com +/- 5% da tensão nominal. Faça o aterramento do equipamento. O cabo de ligação e possíveis extensões deverão ser compostos por cabos de condução elétrica com proteção mecânica, do tipo PP com secção de 4,0 mm². O cabo de ligação deverá ser inteiriço, sem emendas, para não haver correntes de fuga, nem estar enrolado, tendo no máximo 50 mts de compr. O circuito de alimentação deverá ser protegido por interruptor de corrente de fuga do tipo “DR”. Verifique os acessórios que acompanham o equipamento para sua segurança e exatidão no trabalho a ser realizado. Para maior segurança utilize os EPI’s necessários para o serviço a ser executado. Isole o local onde se vai trabalhar, não permita o acesso de outras pessoas. Instale a máquina numa base plana, firme e estável. Verifique regularmente a montagem correta do disco diamantado. O material a ser cortado deve ser mantido bem firme no local sobre a mesa afim de impedir qualquer movimento inesperado durante a operação de corte. Sempre corte com a capa de proteção do disco diamantado na posição correta. Sempre desligue a máquina e desconecte-a da fonte principal de eletricidade antes de realizar qualquer trabalho na máquina.

Contato

(11) 4723-4545 | 99651-2066 (WhatsApp)

Av. Francisco Ferreira Lopes, 3120 - Mogi das Cruzes/SP