(11) 4723-4545 | (11) 99651-2066 vendas@amlocacoes.com.br

Andaime 

Tubular e Fachadeiro

EPI'S

 

Finalidade

Andaimes são estruturas metálicas tubulares para acesso à altura para trabalho aéreo. São montados no local de utilização com painéis constituídos de elementos tubulares soldados formando um quadro metálico e acessórios.  Apesar de serem de montagem fácil e útil requer algumas regras básicas de segurança para que não venha a causar acidentes.         

É imprescindível seguir as determinações da NR 18, NR 35, NBR 6494 e portaria complementar

 

  • Características
Denominação Modelo Altura Largura Peso Diagonal Tubular Diagonal “X”  
Tubular 1,0 X 1,0 1,0 m 1,0 m 10,0 kg 1,475 m ̶̶  
Tubular 1,0 X 1,5 1,0 m 1,5 m 12,5 kg 2,180 m ̶̶  
Tubular 1,0 X 2,0 1,0 m 2,0 m 15,2 kg 2,880 m ̶̶  
Industrial (NR18) 1,25 X 1,54 1,25 m 1,54 m 13,2 kg 2,120 m 2,150 m  
Industrial (NR18) 1,50 X 1,54 1,50 m 1,54 m 20,6 kg 2,120 m 2,280 m  

 

A operação de máquinas e equipamentos que exponham ao operador ou terceiros a riscos só pode ser executada por trabalhador qualificado e identificado. Devem ser tomadas precauções especiais, quando na montagem e desmontagem próxima a redes elétricas. Mantenha o local de montagem isolado e sinalizado. Os montantes devem ser apoiados emsapatas (de alturas fixas ou reguláveis), sobre bases sólidas e resistentes aos esforços solicitantes e as cargas transmitidas. As torres de andaimes não podem exceder, em altura, 4 (quatro) vezes a menor dimensão da base de apoio, quando não estaiadas. Os travamentos com diagonais entre os painéis devem ser de no máximo a cada 3 metros de altura e serem montados em sentido oposto ao anterior. O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa, antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente. Os andaimes devem dispor de guarda-corpo com altura de 1,20 m acima do piso de trabalho e ter rodapés com altura mínima de 20 cm, podendo não ter do lado da face de trabalho. O andaime deverá ser fixado através de tirantes ou estroncamentos no solo ou paredes, compatível com o tipo de obra. Esta fixação deverá ser avaliada pelo engenheiro da obra de modo a formar um conjunto rígido, sem riscos de movimentação ou tombamento. Toda movimentação vertical de componentes , acessórios para montagem, desmontagem e materiais devem ser feitas através de cordas ou por sistema próprio de içamento. O ponto de instalação de qualquer aparelho de içar materiais deve ser escolhido, de modo a não comprometer a estabilidade e segurança do andaime. O acesso aos andaimes deve ser feito de maneira segura e interditado a todos, com exceção da equipe responsável pelo serviço. É proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilização de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos. É proibido retirar qualquer dispositivo de segurança dos andaimes ou anular sua ação. É proibido o trabalho em andaimes na periferia da edificação sem que haja proteção adequada fixada à estrutura da mesma. É proibido o deslocamento da estrutura do andaime com trabalhadores sobre os mesmos. Os andaimes móveis sómente poderão ser utilizados em superficies lisas e planas. Os rodizios deverão estar permanentemente travados de modo a evitar deslocamentos acidentais, exceto no momento de seu deslocamento. Para trabalho acima de 2 metros do piso, nas quais haja risco de queda do trabalhador é obrigatório a utilização do cinto de segurança tipo paraquedista. Utilizar o cinto de segurança dotado de dispositivo trava-quedas e este ligado a cabo de segurança independente da estrutura do andaime, sempre que possível. Não montar rodízios para andaimes com altura superior a 4 m para andaimes 1,0×1,0, a 6 m para andaimes 1,0×1,5 e a 8 m para andaimes 1,0×2,0.

Antes de iniciar a montagem, leia atentamente as instruções de montagem contidas neste folheto e as normas de segurança relativas ao equipamento. A montagem deve ser iniciada com a colocação das sapatas (fixas ou ajustáveis), em chão nivelado. Coloque dois painéis do mesmo comprimento, com as pontas de encaixe viradas para cima, mais uma diagonal na altura de um metro da base. Para a montagem com rodas, coloque duas dia gonais em “X” junto a base dos painéis. Em seguida as quatro rodas fixando-as pelo parafuso. Depois continue a montagem sempre utilizando uma diagonal a cada três metros a partir da base. Continuar encaixando perpendicularmente uns acima dos outros e dois a dois até a altura do piso de trabalho desejado. Aperte os parafusos de fixação . Após a colocação do terceiro módulo, coloque escada de acesso. Suspenda as peças com uso de cordas. Utilize sempre cinto de segurança tipo paraquedista com duplo talabarte e com os ganchos de abertura mínima de 50 mm. Durante a movimentação do operário, sempre um dos ganchos deverá estar preso junto ao andaime. Coloque o piso de trabalho. A partir da altura desejada faça a montagem do guarda corpo. Por último, coloque o último módulo da escada. Suba e desçautilizando a escada.

Iniciar montagem colocando sapatas (fixa, ajustáveis ou rodas) sobre piso resistente e mantendo a torre perfeitamente na vertical, juntamente com a diagonal “X”. Montar mais dois painéis idênticos sobre os anteriores, mantendo a continuidade da escada de acesso e colocar uma trava diagonal entre os painéis com espaçamento máximo de três metros. Prosseguir a montagem até a altura desejada, instalar o piso de trabalho e o guarda corpo. Este modelo de andaime é o mais completo no quesito segurança, seguindo a risca todas as exigências normativas, como, escada de acesso incorporada aos painéis, guarda-corpo com portinhola, equipado com “X” de travamento, são indicados para qualquer tipo de trabalho em altura. Sendo mais estável que os modelos tradicionais, multiplicam o alcance de metas tanto na vertical como na horizontal.

1 – Para instalação de linha de segurança vertical à estrutura e ancoragem de andaimes, será necessário instalar dois pontos a cada três metros sendo sistema linear tipo torre.

2 – Quando utilizadas torres interligadas lado a lado esta deve seguir suas amarrações na direção das diagonais de travamento como segue:

  • Ancoragem a cada 30 m² para altura até 10 metros.
  • Ancoragem a cada 20 m² para altura de 10 metros a 30 metros.
  • Ancoragem a cada 10 m² para altura acima de 30 metros.

As amarrações podem ser realizadas por meio de cabos de aço ou corda de fibra sintética.

Empresa idônea e responsável. Aluga equipamentos confiáveis e com revisão de segurança. Já aluguei andaimes para uma obra, me atenderam muito bem e no prazo. Super recomendo!

Empresa séria e idônea. Equipamentos de qualidade e com a manutenção impecável. Excelentes preços, condições e atendimento consultivo com equipe qualificada. Recomendo com certeza, é a melhor opção para sua obra!

Contato

vendas@amlocacoes.com.br

(11) 4723-4545/ 99651-2066

Avenida Francisco Ferreira Lopes, 3120 -Braz Cubas Mogi das Cruzes/SP